top of page

Bem vindo ao Blog do Indígena

Aqui você fica por dentro de todas as notícias sobre as reservas indígenas

O que é: Este blog tem o intuito do mostrar notícias e discutir sobre a invasão de terras indígenas. Nos últimos anos, as terras indígenas estão sendo bastante exploradas. Será que vale a pena desfazer famílias, destruir lares e a natureza para crescimento econômico?


Sobre: Nossos nomes são: Lucas Delgado, Lucas Fileto, Henrique Purri, Diogo Gonçalves e Vinícius Castro. Somos alunos do 9° ano D do Colégio Loyola. 

Contato: trabalho.magis2019@gmail.com

download.jpg
Início: Bem-vindo

Saiu na imprensa

Desmatamento na Amazônia

 O desmatamento em terras indígenas da Amazônia aumentou 124% em um ano, aponta um levantamento realizado pelo Programa de Monitoramento de Áreas Protegidas do Instituto Socioambiental.
   Entre agosto de 2017 e junho de 2018 o desmatamento teve um aumento de 11,9  mil para 26,7 mil. As áreas indígenas estão perdendo a cobertura florestal equivalente a cidade de recife.Em áreas como cacheira seca (PA) Marãiwatsédé e Zoró (MT), as taxas cresceram, respectivamente, 333%, 2.851% e 43.903%.
   As terras indígenas ainda são a barreira mais eficiente contra a destruição da floresta, com apenas 3% do total da devastação na Amazônia apesar de ocupar 23% da área.

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/12/desmatamento-em-terras-indigenas-aumenta-124-em-um-ano.html

Lucas Fileto

desmatamento-990x556.jpg
15474094225c3b980ecc307_1547409422_3x2_m

Invasão da terra indígena

Localizada em Rondônia a terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau vem sendo explorada e invadida para que garimpos sejam abertos. Com isso, os 600 indígenas que lá vivem estão sendo pressionados por mais de 5 mil exploradores e além disso, árvores como a castanheira e a itaúba, que são protegidas por lei, estão sendo cortadas.

A região abriga 23 nascentes que estão sendo ameaçadas. 96 casos de invasões ilegais já foram registrados. O número é bastante preocupante, já que o aumento dos casos de invasões de 2016 para 2017 aumentaram em 62%.

Os indígenas até tentam resistir. Um grupo de 30 pessoas foram expulsas por  um grupo de índios.


https://oglobo.globo.com/brasil/aumenta-numero-de-casos-de-invasao-conflitos-em-terras-indigenas-diz-cimi-23107785

Vinícius Castro

Inscreva-se
Início: Trabalhos recentes
mineracao-ailton-costa-isa.png

Mineração Indígena

A mineração é uma atividade altamente impactante, podendo contaminar os cursos d´água, o solo e a fauna e flora locais. A exploração minerária é uma ameaça constante a territórios indígenas. Parlamentares trabalham pela aprovação de um projeto de lei para regulamentar a exploração minerária em TIs: o PL 1610/96, que tramita há 20 anos. O PL tira dos indígenas direito de dar a palavra final sobre a entrada de empresas mineradoras em suas terras, 177 Terras Indígenas no Brasil têm incidência de mais de 4 mil processos minerários atualmente são 44 mil processos minerários na Amazônia Brasileira.  A mineração é algo que pode ser prejudicial mas bom ao mesmo tempo ela pode acabar com povos mas também pode dar renda para as pessoas e para o pais.

https://www.socioambiental.org/pt-br/blog/blog-do-monitoramento/por-que-nao-minerar-em-terras-indigenas

Henrique Purri

Exploração nas terras indígenas e de fronteiras

         O governo planeja liberar as terras indígenas e faixa de fronteira para mineração. Após o ministro se encontrar com grandes investidores tanto do brasil quanto do canada foi concluído de que não explorar essas terras está impedido o desenvolvimento. Ao liberar essas terras espera-se que o número de atividades ilegais e conflitos (relacionados a essas terras) diminua.

        Esse processo será conduzido em consulta próxima com todos os atores relevantes, como as populações indígenas, a sociedade organizada, as agências ambientais e, o Congresso Nacional, caso o contrário ela não será realizada

        O projeto pretende beneficiar a todos, tanto os investidores e as tribos quanto a sociedade.


https://congressoemfoco.uol.com.br/economia/governo-planeja-liberar-mineracao-em-terras-indigenas-diz-ministro/


Diogo Gonçalves

bwf0010.jpg
24out2015---indios-de-diversas-etnias-br

Ataques á comunidades indígenas

Comunidades indígenas denunciam quatro ataques em Pernambuco e no Mato Grosso do Sul. Nos ataques foi utilizado armas, balas de borracha, além de botarem fogo em uma escola e um posto de saúde. Os ataques não houveram mortes porem deixou vários feridos. De acordo com relatos os ataques ocorreram na madrugada de domingo (28) para segunda (29).

        Os ataques foram de índios de outras tribos e não índios que se uniram, chegaram na aldeia através de uma caminhonete e um trator. Alguns deles atiraram nos índios com armas de fogo atingindo dois jovens, e pelo menos outros quatro foram feridos por disparos de bala de borracha.

        A secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública informou que a Policia Civil instaurou o procedimento para apurar o caso, e falou que de acordo com informações preliminares houve um possível conflito entre as tribos.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2018-10/comunidades-indigenas-denunciam-ao-menos-quatro-ataques-no-ms-e-em

Lucas Delgado

Início: Trabalhos recentes

Estatística

Pesquisa popular sobre invasão de terras indígenas

Fizemos essa pesquisa e entrevistamos 100 pessoas para sabermos as opiniões das pessoas e  montamos tabelas e gráficos.

grafico 1.png
Início: Sobre
grfc.png
Início: Sobre
grafico28752.png
Início: Sobre

Análise crítica

Todos nós, que estamos por trás deste blog compartilhamos a mesma opinião. Somos totalmente contra a liberação da exploração de terras indígenas para atividades econômicas como agricultura, pecuária e mineração.
Constatamos após a análise de notícias sobre o tema que a exploração e invasão de terras indígenas é extremamente grande e vem cada vez mais aumentando, o que é bastante preocupante. Os estados da Amazônia, Rondônia, Pernambuco e Mato Grosso do Sul estão com números de invasões alarmantes.
É claro que o desenvolvimento econômico é de suma importância, porém para que isso aconteça conflitos violentos entre índios e empresários do agronegócio, principalmente, estão sendo gerados pelo Brasil. É preciso que há um maior investimento na delimitação efetiva de áreas indígenas e a fiscalização dessas áreas.
Com base na pesquisa e gráficos que confeccionamos podemos dizer que a maioria das pessoas têm uma opinião igual ou parecida com a nossa. A maioria das pessoas concordam que não é correto destruir a natureza, destruir moradias, e desfazer famílias que já viviam lá por muitos anos. Os indígenas não estão recebendo a convivência pacífica e o respeito que merecem e para que essa realidade mude, nós e órgãos como a Funai e o Ibama devem tomar devidas providências.
Apesar de muitas pessoas serem contra a exploração de TIs, não tomam atitudes efetivas para a essa realidade mudar. A maioria das pessoas votaram que acham que 75% das terras indígenas brasileiras sofrem algum tipo de invasão. Na verdade o problema é bem maior do que as pessoas pensam. 85% das terras indígenas brasileiras sofrem alguma invasão. A maioria das pessoas também acham que leis mais rigorosas devem ser criadas em relação a esse problema. Portanto, as pessoas devem se manifestar contra a exploração e eleger governantes que adotem a causa de proteger os índios da expansão de atividades econômicas

Início: Trabalhos recentes
bottom of page